sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Skype para linux recebe atualização - Versão 4.1


Depois de um longo período de espera o Skype recebe uma atualização muito significativa para sua versão destinada ao linux, uma grande novidade e a integração de conta da microsoft  com antiga conta chat do skype, ao se logar através de conta Windows Live o usuário terá a opção de mesclar as contas de modo que todos os seus contatos do Windows Messenger estejam disponíveis no Skype. 
O objetivo principal e e agilizar o processo de migração dos usuários do Messenger para o Skype, isto ocorrera de forma gradativa em um curto espaço de tempo. 
Uma novidade muito legal para as distros Linux e o denominado multi-arch a atualização funciona perfeitamente tanto para versoes 32 ou 64 bits ( Debian 7.0 e Ubuntu 12.04 ). 



Para atualizar o Skype utilize o link - Baixar Agora







   


  

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Linux Brasil no Facebook



E ai galera entusiasta do mundo linux te convido a visitar nossa pagina no Facebook, vamos compartilhar conhecimento e utilizar a força das redes sociais para divulgar todas as vantagens e segurança do uso do software Livre .

E esta e nossa pagina  http://www.facebook.com/linuxnobrasil

Estou criando pagina  e adicionando moderadores a ideia e criar uma para cada estado Brasileiro e adicionar gerenciadores de conteúdo, caso tenha interesse acessem o face me informem, o estado onde você deseja moderar conteúdo .

Estarei publicando e atualizando este post com as paginas  que já estiverem moderadores cadastrados .  

Espirito Santo - Linux ES - Brasil 
São Paulo - Linux SP - Brasil 
Rio de Janeiro - Linux RJ - Brasil  

Vamos divulgar e compartilhar ...

 Pagina em edição ... 



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Redimensionar partições no ubuntu, através do GParted


A finalidade básica do particionamento e garantir uma segurança maior de seus arquivos de modo que não seja nescessario a realização de um Backup de dados antes de se executar uma formatação, sendo nescessario apenas realizar a instalação sobre a partição onde o sistema operacional esta alocado.
Para te ajudar no processo de particionamento de unidade já criada te recomendo a instalação do aplicativo GParted o mesmo esta disponível na central de programas ubuntu .


A forma mais pratica e buscando no painel inicial do ubuntu Central de Programas Ubuntu ou localizando o ícone na barra na lateral esquerda do monitor, ou se preferir você pode utilizar o terminal através do comando sudo apt-get install gparted .

Depois de instalado você deve acessar o plicativo

  • Na tela inicial do GParted, clique sobre o menu drop-down, localizado no canto direito, a fim de selecionar o disco rígido desejado.
  • As partições presentes no HD selecionado serão mostradas na tela. Identifique aquela que você deseja redimensionar e dê um clique sobre ela.
  • Para que uma partição possa ser modificada, ela deve ser desmontada. Para isso, basta clicar sobre o botão “Eject”, exibido ao lado de cada volume, no gerenciador de arquivos.
  • Agora, clique com o botão direito do mouse sobre a parte desejada e selecione a opção “Resize/Remove”.
  • O jeito mais fácil de redimensionar a partição é clicando sobre as setas pretas mostradas nos cantos da tela e arrastando o mouse até que o valor em “New size (MiB)” seja o pretendido. Se preferir, você também pode digitar o tamanho almejado nos campos exibidos na tela.
  • Ao final do processo, clique no botão “Resize/Move”.
  • As mudanças realizadas no disco não são aplicadas de imediato. É preciso clicar sobre o último ícone presente na barra de ferramentas do programa para que as ações sejam confirmadas.
GParted é software livre .
Você tem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o GParted.
Você não tem que pagar para usar o GParted.
GParted é distribuído sob a GNU General Public License versão 2 ou (a seu opção) qualquer versão posterior.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Com Linux 95 % de votos apurados em 3 horas no Brasil

Mais de 100 milhões de brasileiros foram as urnas em 5,6 mil municípios do pais, e em 3 horas 95 % dos votos já haviam sido apurados, o que contribuiu muito foi a digitalização do processo que se deu inicio as 17 hrs estando 95 % dos votos já apurados as 20 Hrs .
Em 2000 as primeiras urnas eletrônicas foram disponibilizadas em varias cidades do pais .
Segundo o TSE , os votos computados são transmitidos através de uma linha segura a uma central regional da justiça eleitoral sendo estas informações repassadas para o TSE em Brasilia.
Foram utilizadas 450 mil urnas eletrônicas em todo o país, Cada urna roda um software para registrar votos baseado numa distribuição Linux e grava os dados num cartão de memória flash. O uso da plataforma Linux ocorre desde 2008, por opção da Justiça Eleitoral, que considerou o sistema de código aberto mais confiável que aplicações proprietárias que, em tese, possuem códigos protegidos inacessíveis aos técnicos do judiciário.
Quando as primeiras urnas eletrônicas foram testadas no Brasil, em 1996, o sistema operacional era o VirtuOS, desenvolvido pela empresa brasileira Microbase. Na época, os dados eram gravados num disquete. Em 2000, o sistema criado pela Microbase passou a dividir espaço com outro sistema, usado em urnas mais novas, que rodada sob uma versão do Windows CE, da Microsoft.
Em 2008, no entanto, o TSE decidiu desenvolver ele próprio uma solução de software baseada em Linux. O registro e contabilização de votos ocorreu sem problemas em todas eleições desde a estreia das urnas, mesmo com os diferentes sistemas operacionais.



domingo, 2 de setembro de 2012

Chamada de Video ( Skype para Linux )


Queridos amigos entusiastas do mundo linux, gostaria de deixar uma dica a todos os meus companheiros que como eu curtem o software livre, o Skype possui uma infinidade de serviços que na maioria da vezes não funcionavam com boa eficiência no linux ( um exemplo clássico e a  chamada de video ) . 

Temos hoje através do Skype  disponível os serviços  :
Entre muitas outras funcionalidades, lembrando que uma das funcionalidades mais procuradas e a famosa chamada de vídeo que eu particularmente testei e recomendo através do Skype. 

Deixei a dica no facebook mas gostaria de reforçar, o Skype esta disponível para as distribuições Ubuntu 10.04 de 32 e 64 bits , Debian 6.0 de 32 e 64 Bits e OpenSusen 12.1 de 32 bits, sendo possível baixar o pacote Static e Dynamic ( podendo ser executado diretamente sem estalar o aplicativo ) .
Para quem utiliza a versão Ubuntu 12.04 de 32 bits baixei a versão disponível para Ubuntu 10.04 de 32 bits e o aplicativo funcionou perfeitamente. 

Para conhecer melhor a aplicação acesse o site oficial em http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/on-your-computer/linux/ .

Lembrando que o Skype esta disponivel para outros sistemas como  Windows e Mac , e possue versoes voltadas a dispositivos portáteis como Android, iPad, iPhone, Symbian, Windows Phone entre Outros


terça-feira, 24 de julho de 2012

Chamada de video via facebook ( videocalling ) para distribuições linux



Bom queridos amigos entusiastas do Linux, deixei na central de relatos de problemas do facebook a seguinte solicitação no link https://www.facebook.com/linuxnobrasil/posts/473842689312163 , não foi possível executar a instalação da videocalling ( Chamada de video via Favebook ) o que ocorre e que a aplicação esta disponível apenas para alguns navegadores (  Mozzilla Firefox, Google Chrome, Internete Explorer ou Safari ) e sistemas operacionais Mac ou Windows .   

Diariamente estarei registrando na central de relatos do Facebook a seguinte reclamação :

"Não foi possível executar a instalação da aplicação videocalling ( Chamada de video via Favebook ) o que ocorre e que a aplicação esta disponível apenas para alguns navegadores (  Mozzilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer ou Safari ) e sistemas operacionais Mac ou Windows.  Sou usuário linux e atualmente utilizo a distribuição Ubunto 13.10  gostaria de informações referente a disponibilidade da aplicação para S.O Livre ."

Se você fizer o mesmo todos os dias com certeza em algum momento seremos atendidos .

Ainda não obtive nenhum retorno positivo em relação a solicitação, e se tiver alguma informação referente a mesma estarei postando posteriormente . 

Para deixar sua reclamação na central de relatos e fácil

1 - você busca na guia principal - Denunciar um Problema 



2 -  Você seleciona o produto " Chamada de Video " (  videocalling )



3 - Apos selecionar o produto você digita o relato, informando a indisponibilidade do serviço para distribuições linux e solicita um posicionamento .  




Juntos podemos fazer a diferença ... 

Em edição ...  Atualizado - 15/02/2014 - 10:54

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Linux e lider isolado dos Sistemas Operacionais dos Supercomputadores



O sistema operacional Linux dividido em suas muitas distribuições hoje lidera o ranque na lista de sistema operativo mais utilizado em supercomputadores no mundo, de acordo com a lista liberada no final da ultima semana no inicio da Supercomputing Conference ISC2 , segue abaixo sua colocação nesta relação :
  • linux                                    462    92,4 %  
  • Variantes de Unix                 25       5,0 %  
  • Combinação de Sistemas      11       2,2 % 
  • Windows                                2       0,4 % 
Como podemos observar o linux e líder absoluto com mais de 90 % prova de que o mesmo merece lugar de destaque. 



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Marinha dos EUA vai Instalar Linux em Helicóptero Robo


Mais uma vêz o linux presente, foi anunciado um investimento de 34 milhões de dólares para equipar a frota de helicópteros MQ-8B Firescouts sendo o objetivo principal a troca da plataforma de controle que sera montada em Linux, para isto foi feito um contrato entre a Marinha (E.U.A) e a Raytheon Intelligence no intuito de fazer a transição para linux como software de controle . 
A Marinha não divulgo o motivo desta troca de sistema mas o register  teoriza que pode existir alguma ligação com questões de malvere que surgiram com os programas de veículos aéreos não tripulados. 
Lembrado que ocorreram casos de invasões de controle e vazamento de informações de acordo com reportagem publicada pela Wired . 

domingo, 10 de junho de 2012

Linux Mint


Esta distribuição linux foi lançada em 27 de setembro de 2006,  de origem irlandesa tem disponível  duas versões baseadas em Ubuntu e Debian. Por padrão ele utiliza o desktop Gnome  com algumas modificações tendo um menu parecido com o KDE similar ao menu iniciar  do Windows  .
A ideia original e criar um sistema out-of-the-box (Para fora da caixa) que esteja proto assim que sua instalação finalizar, sendo assim o único trabalho do usuário final apos a instalação do sistema sera a configuração da aparência ou inclusão de novos aplicativo extras caso precise .
O Linux Mint  possuí uma interface de usuário distinta e semi-independente com um melhorado gerenciador de Boot, temas gráficos e um menu exclusivo.
O sistema possuí drives Wifi, Plugins completos para reprodução de uma infinidade de midias, resolução de tela definida automaticamente, o Adobe Flash Player para visualização de web sites programados em Flash não sendo necessário a instalação de nenhum outro, possui uma infinidade de ferramentas tornando a gestão e administração mais fácil para usuários finais .

Você pode baixar suas enumeras versões através de sua paginas oficiais

http://www.linuxmint.com.br/download
http://linuxmint.com/

Esta e mais uma distribuição linux disponível para você lembrando que hoje você  tem a oportunidade de usufruir dos benefícios de se utilizar software Livre .




     




domingo, 27 de maio de 2012

Novo Cadillac movido a Linux

Cadillac XTS 2013 terá sistema inteligente baseado no sistema operacional criado por Linus Torvalds.


Este novo veiculo criado para agradar a motoristas de todas as idades conta com uma tecnologia super moderna com um sistema de bordo baseado na plataforma linux, batizado de Cadillac User Experience (CUE).
O modelo contará com um processador de três núcleos baseado na arquitetura ARM, que deve alimentar dois displays: um de 8 polegadas com tela touch screen capacitiva e outro de 12,3 polegadas totalmente configurável e que ficará posicionado atrás do volante.


Algumas funções do veículo poderão ser acionadas por comandos de voz, em uma espécie de assistente pessoal similar o Siri, do iPhone 4S. Como o sistema será integrado a um GPS, bastará, por exemplo, pronunciar um endereço para que o sistema do carro trace a melhor rota e a exiba na tela em questão de segundos.


É Imprecionante observar o sistema reconhecer a proximidade de sua mão na tela, em seguida, exibir uma serie de controles, para a familiarização dos usuários com esta inteligente interface de acesso sera fornecido junto ao cadillac um iPad que ira auxiliar os usuários na navegação do novo sistema.  


O veículo ainda não tem data para chegar às lojas, mas ao que tudo indica que possivelmente ele não deve ser lançado no Brasil. No mercado norte-americano, onde o lançamento foi anunciado, os preços devem ficar entre US$ 40 mil e US$ 60 mil.

Fonte : wired








segunda-feira, 14 de maio de 2012

Software livre


Software livre nada mais e do que qualquer programa de código fonte aberto, sendo o mesmo disponibilizado e livre para o uso, copia, estudo ou ate mesmo redistribuição. O seu conceito e contrario ao do Software proprietário (Restrito ao criador ou distribuidor).  O objetivo principal não e obter lucro mas garantir a possibilidade de manter-se disponível para todos os interessados em utilizar ou contribuir com o seu desenvolvimento. Para a distribuição do mesmo os detentores dos direitos devem adquirir uma licença de software livre sendo a mesma normalmente anexada ao seu código fonte. Nesta licença sera listada todos os direitos transferidos pelo autor e condições aplicadas pelo mesmo.    

Temos hoje dois principais nomes de organizações internacionais responsáveis pela proteção e promoção do software livre, a Free Software Foundation (FSF) e a Open Source Initiative (OSI), cujo objetivo principal e garantir  validade dos termos Free Software e Open Source de modo que os mesmos sejam utilizados de forma correta.
A Free Software Foundation considera um software livre quando o mesmo atende a quatro tipos de liberdade ao usuários :
  • Liberdade 0 : A possibilidade de utilizar o programa para qualquer proposito. 
  • Liberdade 1 : A possibilidade de estudar o programa e adapta-lo a suas necessidades.
  • Liberdade 2 : A possibilidade de redistribuir copias com objetivo de ajudar o seu próximo.
  • Liberdade 3 : A possibilidade de editar o código fonte e distribuir estas modifificações em beneficio da comunidade.  
Para satisfazer este quatro tópicos e nescessario que junto ao programa seja disponibilizado o seu codigo fonte sem restrições de modificações ou distribuição do mesmo. 
Isto significa que todos tanto pessoas jurídicas ou físicas tem a liberdade de utilizar o software em em quantos computares quiser em qualquer tipo de sistema computacional, independente da finalidade de trabalho, sem nenhuma restrição do fornecedor.
A OSI por sua vez prefere a expressão Open Source ( Código aberto - Lingua Portuguesa Brasil ) sendo neste caso nescessario a satisfação de dez critérios baseados em orientações do projeto Debian:


  1. Livre Redistribuição : Não pode existindo nenhuma restrição a ninguém, sendo proibida a venda ou doação do software a terceiros. 
  2. Código Fonte : O código fonte  deve ser incluído sendo liberada a distribuição do mesmo ou do programa já compilado. 
  3. Obras derivadas : Toda derivação pode ser redistribuida dentro dos termos da licença original.
  4. Integridade do código do autor : A licença pode proibir que se distribua o código-fonte original modificado desde que a licença permita a distribuição de patch files com a finalidade de modificar o programa em tempo de construção.
  5. Não descriminação a pessoas ou grupos : Não se pode discriminar pessoas ou grupos.
  6. Não descriminação contra áreas de utilização : Sem restrição a uma areá especifica. 
  7. Distribuição da licença : Todos que recebem a distribuição do programa tem para si disponibilizada automaticamente a licença sem a necessidade de definição ou aceitação de uma nova licença. 
  8. Licença não pode ser especifica a um único produto : se um programa e retirado de uma distribuição os direitos garantidos em licença continuam valendo. 
  9. Licenças não podem se restringir a outro software : Não e permitida a restrição de uso em relação a outros programas distribuídos juto ao mesmo. 
  10. Licenças devem ser neutras em relação a tecnologias: Não se pode especificar o uso a uma determinada tecnologia ou estilo de interface. 
De certa forma ambas as ideias se completam o importante e buscarmos entender as diferenças básicas das mesmas.


Principais empresas ligadas ao Software Livre


Principais Projetos de Software Livre

Para você que tem interesse acesse o http://softwarelivre.org/ e tenha a oportunidade de interagir e conhecer novas pessoas que são entusiastas do assunto e obtenha mais informações . 



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Computação em nuvem




Computação em nuvem se refere basicamente a utilização da capacidades de armazenamento e processamento de dados de computadores ou servidores compartilhados e conectados por meio da internet tendo como principio a computação em grade .
O serviço de armazenamento de dados pode ser acessado em qualquer lugar do mundo, sem limite de tempo ou a necessidade de instalação de aplicativos no terminal de acesso.
Os acessos aos programas ou serviços e de modo remoto tendo como canal de comunicação a internet sedo dai tirado o termo nuvem, a aplicação deste modelo se torna mais vantajosa do que a utilização de unidades físicas.
No sistema de nuvem a partir de qualquer computador independendo de sua localização ou plataforma e possível o acesso as informações sendo o requisito básico somente um navegador compatível com os recursos disponíveis. De certa forma o desktop se torna apenas um chip conectado a internet, a grande nuvem de computadores interligados, sendo necessário somente os dispositivos básicos de entrada ( teclado, Mouse, touchpad ) e saída ( Monitor ) .


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ubuntu 12.04 LTS é lançado

Após o periodo de utilização da versão beta do Ubuntu 12.04, ja esta disponivel a versão oficial, teremos a oportunidade de conhecer as mais novas novidades  desta distribuição linux .
Dentre elas temos um novo sistema de menus HUD, onde e possivel a execução de comandos apenas digitando sem a utilização do mouse para testar e simples e so apertar a tecla ALT e digitar o comando que se pretende executar.
Além disso, no geral, tanto a tela de login quanto o Unity ficaram muito mais
Elegantes e rapidos existem uma série de ajustes finos. Por exemplo: agora, ao mudar o papel de parede, todo o esquema de cores do lançador é alterado automaticamente para combinar com a cor predominante do papel de parede. O Video Lens também foi atualizado e tornou-se parte do Unity, permitindo procurar por vídeos na internet em diversos serviços.

Para tornar a vida dos iniciantes mais fácil, o instalador de programas agora adiciona os programas recém-instalados automaticamente no lançador, e uma barra de progresso permite ver rapidamente em que pé está a instalação. Por falar em instalação, o instalador do Ubuntu exibe um stream da hashtag #ubuntu durante a instalação (você obviamente precisa estar conectado à internet para ver).

O que também devemos entender e que esta nova versão e LST ( Long Term Support ) o seu departamento de suporte sera estendido por cinco anos,
sendo assim, a canonical continuara disponibilizando atualizações para esta versão ate 2017.

Para baixar o Ubuntu 12.04 acesse sua pagina official http://www.ubuntu-br.org/
se voçê ja utiliza o ubuntu e so acessar o terminal e digitar os seguintes comandos :

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
update-manager -d

Mas não se preocupem em breve esta atualização ja estara disponivel a todos os usuarios .




Como eu sempre digo curta a liberdade, esperimente o uso de softwere livre
e tenha a oportunidade de utilizar  a distribuição linux voltada a desktops mais utilizada do planeta .


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fedora





É um sistema operacional, rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade mundial de amigos. É completamente livre para usar, estudar e partilhar. Ela tenta fazer sempre o mais correcto, e disponibilizar apenas software livre e de código aberto. Nós lutaremos para proteger e promover soluções que todos podem utilizar e redistribuir. Para este fim, só utiliza software livre e de código aberto na própria infraestrutura do Fedora. Com isto em mente, todos seu programadores estão focados em trabalhar de perto com as equipas de projectos de desenvolvimento "upstream", para que todos possam beneficiar do trabalho e ter acesso às suas alterações o mais cedo possível. Devido à enorme quantidade de inovação que o Fedora fomenta, este foco tem tido significantes e longos efeitos.

Veja um video relacionado ao uso do Compiz - Fendora 14





Temos ai uma otima demostração de parte das funcionalidades e efeitos obtidos através de mais uma distribuição de Softwere Livre .



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Android



Android e um sistema operacional baseado no kernel do Linux. Ele foi desenvolvido para ser utilizado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O desenvolvimento do sistema é feito por designers e engenheiros de software contratados pelo Google. Em fevereiro de 2012, a empresa anunciou que 850 mil novos dispositivos com Android eram ativados todos os dias. Estima-se que mais de 300 milhões de dispositivos Android tenham sido vendidos nos três anos seguintes à liberação da primeira versão oficial, em setembro de 2008. Desde então tem si tornado um grande sucesso.

Veja video relacionado :




O Android e sem duvidas o sistema operacional Baseado em linux mais conhecido e utilizado neste momento .




terça-feira, 24 de abril de 2012

Kurumin



O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.

Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008.

O Kurumin continuou recebendo suporte e pequenas atualizações ao longo de 2008 e início de 2009, acompanhando o ciclo de vida do Debian Etch, no qual o sistema é baseado. O lançamento do Debian Lenny, em 15/02/2009 marcou o fim do ciclo de manutenção do Kurumin 7, marcando o encerramento do suporte ao sistema. Se você ainda o está utilizando, recomendamos atualizar para o Debian Lenny, que é o sucessor direto. Você pode ler um tutorial com dicas de instalação e uso no http://www.hardware.com.br/dicas/guia-debian-lenny.html.


Veja video relacionado :

Kurumin 7


Embora hoje não exista suporte ao sistema você pode se tiver interesse adquirir o mesmo atraves do link http://www.hardware.com.br/kurumin/#download.










segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ubuntu



Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais. O Ubuntu sempre será gratuito, e não cobrará adicionais por uma "versão enterprise" ou atualizações de segurança. Nosso melhor trabalho está disponível para todos sob as mesmas condições.

Uma nova versão do Ubuntu é lançada periodicamente a cada seis meses. Cada nova versão possui suporte completo, incluindo atualizações de segurança pela Canonical por pelo menos 18 meses, tudo isto gratuitamente.

O Ubuntu possui a melhor infraestrutura de tradução e acessibilidade que a comunidade do Software Livre tem a oferecer, tornando o Ubuntu usável por tantas pessoas quanto for possível.

O CD do Ubuntu possui apenas Software Livre, nós encorajamos você a usar software de código aberto, melhorá-lo e distribui-lo.


Referencia :

http://www.ubuntu-br.org/


Veja video relacionado :

Ubuntu 11.04 efectos compiz 



Como e possivel perceber este sistema operacional tem uma otima interface grafica .

Conheça melhor o software livre faça o download no em http://www.ubuntu-br.org/ , e venha fazer parte do mundo linux e desfrutar dos beneficios de se utilizar um software livre. 













domingo, 22 de abril de 2012

Navegadores Web para Linux


Antes de mais nada vamos analizar algumas informações em relação aos navegadores web de acordo com a wikipedia .


Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem folhas de estilos em linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.
 Protocolos e padrões

Os Navegadores Web, ou Web Browsers comunicam-se geralmente com servidores Web (podendo hoje em dia se comunicar com vários tipos de servidor), usando principalmente o protocolo de transferência de hiper-texto HTTP para efetuar pedidos a ficheiros (ou arquivos, em portugues brasileiro), e processar respostas vindas do servidor. Estes ficheiros/arquivos, são por sua vez identificados por um URL.

O navegador, tem a capacidade de ler vários tipos de arquivo/ficheiros, sendo nativo o processamento dos mais comuns (HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc.), e os restantes possíveis através de plugins (Flash, Java, etc.).

Os navegadores mais a capacidade de trabalhar também com vários outros protocolos de transferência,

A finalidade principal do navegador é fazer-se o pedido de um determinado conteúdo da Web, e providenciar a exibição do mesmo. Geralmente, quando o processamento do ficheiro não é possível através do mesmo, este apenas transfere o ficheiro localmente. Quando se trata de texto (Markup Language e/ou texto simples) e/ou imagens bitmaps, o navegador tenta exibir o conteúdo.

Os navegadores mais primitivos suportavam somente uma versão mais simples de HTML. O desenvolvimento rápido dos navegadores proprietários, porém, (veja As Guerras dos Navegadores) levou à criação de dialetos não-padronizados do HTML, causando problemas de interoperabilidade na Web. Navegadores mais modernos (tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Safari e o Chrome do Google) suportam versões padronizadas das linguagens HTML e XHTML (começando com o HTML 4.01), e mostram páginas de uma maneira uniforme através das plataformas em que rodam.

Alguns dos navegadores mais populares incluem componentes adicionais para suportar Usenet e correspondência de e-mail através dos protocolos NNTP e SMTP, IMAP e POP3 respectivamente

Web browser (em inglês), browser ou navegador de internet (jargão nascido dos próprios usuários - navegar) é um programa que permite a seus usuários a interagirem com documentos eletrônicos de hipertexto, como as páginas HTML e que estão armazenados em algum endereço eletrônico da internet (URL ou URI).

Navegadores para Linux 

Como todos sabemos a escolha de um bom navedor e muito importante pois passamos grande parte de nosso tempo diante do mesmo, onde acessamos nossas redes sociais, efetuamos transações bancarias, trabalhamos, enfim executamos uma infinidade de coisas atravéz de nosso navegador, na duvida faça como eu utilize todos os três .
Mozilla Firefox



Considerado um dos navegadores mais populares da atualidade, ele se destaca por permitir inúmeros tipos de personalização


Google Chrome


O Google Chrome é um navegador que combina tecnologias sofisticadas com um design simples para tornar a web mais rápida, mais segura e mais prática.


Opera


Use excelentes recursos que facilitam e aceleram a navegação. O Opera possui mais recursos integrados do que qualquer outro navegador. E você pode até mesmo adicionar mais recursos com as extensões.


A todos uma otima navegação ...


O que e linux ?





Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.

O Linux adota a GPL, uma licença de software livre – o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo, nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados.

Mas o sistema funciona em dezenas de outras plataformas, desde mainframes até relógios de pulso, passando por várias arquiteturas: Intel, StrongARM, PowerPC, Alpha etc., com grande penetração também em dispositivos embarcados, como handhelds, PVR, videogames e centrais de entretenimento – nos quais há expoentes como o sistema Android, mantido pelo Google.  
           
Como adquirir Linux ?

Hoje temos disponivel enumeras formas de adquirir linux a mais simples e pratica e através de dowload de imagem iso disponivel nos sites oficiais de cada comunidade linux .



Referencias :